Ando à procura de:

domingo, 8 de setembro de 2013

Pão de Ló com Creme de Leite de Coco

Ingredientes:
Para o Bolo
6 ovos
150 g de açúcar
100 g de farinha
manteiga para barrar a forma

Para o creme
75 g de maisena
150 g de açúcar
6 gemas de ovo
400 ml de leite de coco
250 ml de leite
Coco fresco para ralar e polvilhar

Preparação:
Do Bolo
Aquecer o forno a 180º
Bater as claras de ovo em castelo, adicionando quase no final metade do açúcar.
 
Bater as gemas com o açúcar até duplicarem de volume, adicionar a farinha e por fim envolver cuidadosamente as claras com uma espátula.
 
Dividir a massa por duas formas iguais, untadas e enfarinhadas e levar ao forno por cerca de 15 minutos, ou até estar cozido.
 
Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha.
 
Do Crème
Levar o leite de coco e o leite até levantar fervura.
 
Bater as gemas com o açúcar até duplicar de volume e obter uma mistura esbranquiçada, juntar a maisena e adicionar aos poucos os leites quentes. Verter a mistura para um tacho e levar ao lume, mexendo sempre até engrossar, cerca de 2 minutos. Retirar do lume, verter para uma taça e cobrir com película de cozinha, deixar arrefecer e colocar no frigorifico por 2 horas antes de usar.
 
Montagem do bolo
Pôr o bolo num prato, cobrir generosamente com creme, colocar por cima o segundo bolo, e barrá-los inteiramente com o restante creme. Polvilhar com coco fresco ralado no momento e servir.
 
Notas: Pode preparar tudo de véspera e fazer a montagem do bolo apenas no dia em que o vai servir. Pode usar coco ralado seco embora o sabor não seja igual.
Também pode cozer o bolo numa forma só e cortá-lo ao meio para barrar.
A receita original sofreu ligeiríssimas alterações, nomeadamente na redução de açúcar do bolo que era de 200g e aumentei a quantidade de leite de coco, reduzindo a de leite de vaca.
 

Sem comentários: