Ando à procura de:

domingo, 8 de setembro de 2013

Cavacas de Resende

Ingredientes:

Aprox. 10 cavacas 10 gemas
14 ovos
200 g de açúcar
100 g de farinha
Calda de açúcar fraca:
200 g de açúcar
2 dl de água
Calda de açúcar forte:
500 g de açúcar
1 dl de água
Para a forma:
Farinha de milho fina
Farinha de trigo, normal
Farinha de trigo para passar por cima das cavacas

Preparação:
Forma: Usei uma forma retangular com 6 cm de altura, 33 cm de comprimento e 24 cm de largura mas para as cavacas ficarem mais parecidas com as originais e tendo em conta o volume de massa desta receita, deve ser usada uma forma um pouco mais alta e não tão comprida. É claro que este detalhe em nada afeta o sabor das mesmas.
 

Não unte a forma, em vez disso polvilhe-a  com uma boa camada uniforme de farinha de milho ( fina) e por cima polvilhe uma camada menor de farinha de trigo.Numa taça bem grande bata as gemas com os ovos inteiros e o açúcar  durante 20 minutos. A mistura vai crescer bastante e ficar bem volumosa e fofa.
Antes de juntar a farinha pre aqueça o forno a 180 º, marca 4 do fogão a gás, junte então a farinha peneirada, envolvendo-a muito bem. Verta a massa na forma e leve ao forno por 30 minutos.
Entretanto faça a calda de açúcar fraca. Leve o açúcar e a água ao lume e deixe apenas levantar fervura. retire do lume e deixe arrefecer.
Tire o pão de ló do forno espere 2 ou 3 minutos para a massa baixar e passe uma faca pelas bordas da forma e desenforme.
Corte a massa em fatias retangulares com 5 cm de largura. Com a ajuda de uma faca (as costas da lamina) retire o excesso de farinhas que ficou à superfície. Bata com a faca para soltar a farinha e depois raspe-a com cuidado para não cortar o bolo.
Faça a calda de açúcar forte levando o açúcar ao lume com a água e deixando ferver até atingir ponto de bola mole (110º num termómetro de cozinha) ou até se ver ligeiramente o fundo do tacho quando se mexe com uma colher.
Molhe os lados de cada  fatia na calda de açúcar fraca e de seguida pincele a superfície (com cuidado para não se queimar) com a calda de açúcar em ponto de bola mole, imediatamente passe os dedos enfarinhados por cima da calda, ela endurece logo e fica esbranquiçada. Convém fazer isto rapidamente porque ao arrefecer a calda endurece. Também pode manter a calda quente em lume muito brando e juntando um pouquinho de água fria se ela espessar demais.

Fonte: http://pratos-e-travessas.blogspot.pt/

Sem comentários: