Ando à procura de:

domingo, 8 de setembro de 2013

Bolo de aniversário


Ingredientes:350 g de farinha
200 g de açúcar branco
220 g de açúcar mascavado escuro
50 g de cacau em pó
60 g de chocolate preto de boa qualidade, picado
2 ovos médios
1 gema
2 colheres de chá de fermento em pó
3 dl de óleo de milho
4,2 dl de água a ferver
Manteiga para untar as formas
Cacau para polvilhar as formas


Creme de nata e chocolate:
6 dl de natas frescas (não pasteurizadas)
250 g de chocolate de leite de boa qualidade
1 vagem de baunilha (faça um corte a todo o comprimento da vagem e raspe as sementes com uma faca)

Frutos:
Morangos, framboesas, amoras e mirtilhos - a gosto

Preparação:
Unte e polvilhe com cacau 3 formas de fecho e fundo falso (20 cm de diâmetro). Pode usar apenas 2 formas se achar mais conveniente.
Pré aqueça o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás. Peneire a farinha com o fermento e reserve. Misture o cacau e o chocolate picado com a água a ferver (fora do lume) e mexa até o cacau dissolver e o chocolate derreter.
Bata os açúcares com o óleo até ficar com uma mistura homogénea, cerca de 2 minutos. Junte os ovos e a gema, um a um à mistura de açúcar, batendo entre adições. Comece a juntar a mistura de farinha e a mistura de cacau e chocolate aos açúcares, com a batedeira numa velocidade lenta, alternadamente, começando e acabando com a farinha.
Verta a mistura em quantidades iguais nas formas e leve ao forno por 25 minutos ou até que um palito inserido no meio saia seco, um pouco mais se usar apenas 2 formas.
Tire do forno, espere que arrefeça e desenforme, passe uma faca entre o bolo e a base das formas para facilitar o processo. Deixe os bolos arrefecerem completamente.
Para fazer o creme de natas e chocolate, coloque os dois com as sementes de baunilha num tacho e leve ao lume (brando) até o chocolate derreter. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico até estar bem frio.
Bata a mistura até ficar espessa de modo a que possa ser espalhada. Coloque uma camada de bolo no prato em que vai servir, cubra com creme, em cima coloque outra camada de bolo volte a cobrir com creme, nova camada de bolo e por fim espalhe uma boa camada de creme no topo do bolo. Espalhe as frutas por cima e sirva.

Fonte: http://pratos-e-travessas.blogspot.pt/

Sem comentários: