Ando à procura de:

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Incrível...

...como uma simples ilustração me traz à memória (pobre, em mim) um turbilhão de sensações da minha infância.


Não sei bem porque, talvez por sonhar um dia em ser uma princesa, ou talvez até um prenúncio de que teria um sono muito leve enquanto adulta, mas a verdade é que este conto está fortemente gravado nas recordações (breves e ténues) da minha infância.

Hoje, nem sei bem como, fui descobrir a capa do livro "A Princesa e a Ervilha", da autoria de Hans Christian Andersen, com ilustrações de Felicitas Kuhn. Senti um aconchego e felicidade tal por relembrar aqueles tempos que não consigo começar a descrever. Bons tempos!

Reproduzo aqui a história e espero conseguir encontrar este livro (senão no sótão dos meus pais, pelo menos num alfarrabista qualquer) para ler a uma pequena princessa um dia!
 __________________

"Era uma vez um príncipe que queria casar com uma princesa — mas tinha de ser uma princesa verdadeira. Por isso, foi viajar pelo mundo fora para encontrar uma, mas havia sempre qualquer coisa que não estava certa. Viu muitas princesas, mas nunca tinha a certeza de serem genuínas havia sempre qualquer coisa, isto ou aquilo, que não parecia estar como devia ser. Por fim, regressou a casa, muito abatido, porque queria uma princesa verdadeira.
Uma noite houve uma terrível tempestade; os trovões ribombavam, os raios rasgavam o céu e a chuva caía em torrentes — era apavorante. No meio disso tudo, alguém bateu à porta e o velho rei foi abrir.
Deparou com uma princesa. Mas, meu Deus!, o estado em que ela estava! A água escorria-lhe pelos cabelos e pela roupa e saía pelas biqueiras e pela parte de trás dos sapatos. No entanto, ela afirmou que era uma princesa de verdade.
— Bem, já vamos ver isso — pensou a velha rainha. Não disse uma palavra, mas foi ao quarto de hóspedes, desmanchou a cama toda e pôs uma pequena ervilha no colchão. Depois empilhou mais vinte colchões e vinte cobertores por cima. A princesa iria dormir nessa cama.
De manhã, perguntaram-lhe se tinha dormido bem.
— Oh, pessimamente! Não preguei olho em toda a noite! Só Deus sabe o que havia na cama, mas senti uma coisa dura que me encheu de nódoas negras. Foi horrível.
Então ficaram com a certeza de terem encontrado uma princesa verdadeira, pois ela tinha sentido a ervilha através de vinte edredões e vinte colchões. Só uma princesa verdadeira podia ser tão sensível.
Então o príncipe casou com ela; não precisava de procurar mais. A ervilha foi para o museu; podem ir lá vê-la, se é que ninguém a tirou.
Aqui têm uma bela história!"

Adaptado do conto original  

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O Pai Natal está a chegar...




Um Feliz e Santo Natal para todos!


Broas da minha avózinha

Ingredientes
  • Farinha de trigo: 1 kg
  • Farinha de milho branco: 250 g
  • Uma erva-doce: colher de café
  • Uma canela em pó: colher de chá
  • Nozes moídas e em bocados: 200 g
  • Amêndoas peladas moídas em bocados: 250 g
  • Mel de abelha: 500 g
  • Açúcar amarelo: 500 g
  • azeite: 1/2

Preparação

Põe-se ao lume o azeite com mel, o açúcar e quando estiver quase a ferver junta-se as nozes e amêndoas, a canela e a erva-doce. À parte, num alguidar, mistura-se as duas farinhas e junta-se 2 decilitros de água morna. Juntam-se depois ao preparado anterior que está a ferver, mexendo e amassando até a massa ficar em condições de fazer as broas redondas ou cumpridas. Podem ficar um pouco altas porque indo ao forno não crescem. Vão ao forno num tabuleiro untado com azeite e podem ficar mais ou menos tostadas, conforme o gosto.

Fonte: sabores.sapo.pt

Casinha de gengibre

E porque não há só casas de barro, tijolos, palha ou até chocolate, deixo-vos aqui a receita de como fazer uma casinha de gengibre. Deve dar um trabalhão mas fica tão fofa!

Ingredientes

  • Manteiga: 175 g
  • Açúcar mascavado: 175 g
  • Raspa de limão: 1 Colher de chá
  • Sumo de limão: 1 + 1/2 Colher de chá
  • Mel: 120 ml
  • Ovos: 2
  • Farinha de trigo: 370 g
  • Fermento em pó: 1 Colher de chá
  • Gengibre em pó: 1 Colher de sopa
  • Para decoração:
  • Claras de ovos: 3
  • Açúcar: 200 g
  • Natas: 1 Pacote
  • Gomas, smarties, etc.: a gosto

Preparação

Para a estrutura:
Recorte numa cartolina as paredes e telhado da casa:
Parede lateral: 2 retângulos de 12X18 cm
Parede de fundo e frente: 2 retângulos de 24X12 cm, cortando depois o topo em triângulo
Telhado 12X23 cm


Para a massa de gengibre:Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Adicione a raspa e o sumo de limão e o mel e mexa. Acrescente os ovos, um de cada vez, continuando a mexer.
Peneire a pouco e pouco a farinha e o fermento para esta mistura. Acrescente o gengibre e envolva tudo muito bem.
Embrulhe esta massa em película aderente e leve ao frigorífico durante uma hora.
Passado este tempo, retire do frigorífico e divida a massa em seis partes. Trabalhe-as numa superfície coberta de farinha. Estenda 4 pedaços mais pequenos até chegar ao tamanho das paredes da casa (use a cartolina como molde).
Use os pedaços maiores para o telhado.

Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos.
Quando a massa estiver bem cozida, recorte duas janelas nos retângulos que vão servir de paredes. Estas sobras vão servir para a chaminé da casa.
No retângulo que vai servir de telhado, recorte um pequeno quadrado onde vai encaixar a chaminé.
Deixe arrefecer a massa até ficar estaladiça (de preferência durante a noite).

Para montar:
Bata levemente as claras com metade do açúcar. Com cuidado, pressione as extremidades das paredes da casa de gengibre com esta mistura, que vai servir de cola para estruturar a casa.
Deixe que as paredes fiquem bem fixas antes de colocar o telhado. Este deve ficar sobreposto às paredes para formar o beiral.
Cole o telhado com a mesma mistura. Com a massa que sobrou das janelas, forme uma chaminé e cole sobre o quadrado recortado anteriormente.
Reserve um pouco desta “cola” para o dia seguinte ou faça mais se necessário, para colar as decorações.
Deixe a casa a descansar durante a noite.


Decoração:
No dia seguinte, bata as natas com a outra metade de açúcar até obter chantilly. Com um saco de pasteleiro, enfeite a casa com o chantilly a fazer de neve.
Decore a gosto com as guloseimas.

Fonte: sabores.sapo.pt/

Mexidos de Natal (ou formigos)

Ingredientes:
1 Lt água
250 g açúcar
1 c. sopa manteiga
1 cálice vinho do Porto
casca de meio limão
2 dl mel
50 g pinhões
50 g noz(es) picada(s)
50 g passa(s)
250 g miolo de pão
10 gema(s) de ovo
canela em pó


Preparação:
1. Leve a água ao lume com a açucar, a casca de limão, o pau de canela e o mel, até que atinja o ponto de espadana (quando se retira a escumadeira do caldo, este cai com o aspecto da lâmina de uma espada fina).
2. Reire do lume, corte o pão em fatias muito finas e junte ao preparado anterior, mexendo com uma colher de apu para desfazer o pão e não formar grumos.
3. Acrescente os frutos secos, o vinho do Porto e as 10 gemas mexidas.
4. leve novamente ao lume, mexendo sempre para cozer a gemas, mas sem deixar talhar.
5. Já fora do lume, acrecente a manteiga. Deite num prato fundo de vidro e polvilhe com canela.


Fonte: www.petiscos.com/ 

Azevias

Ingredientes:
Farinha - 250 g
Azeite - 0,5 decilitros de
Sumo de 1 laranja
Sal
Canela
Água
Batata doce - 1 kg
Açúcar - 300 g
Gemas - 3
Amêndoas - 150 g

Preparação:

A farinha é colocada num recipiente, juntamente com azeite morno, sumo da laranja, um pouco de sal e canela. Deita-se água e amassa-se bem, ficando uma bola de massa capaz de ser estendida.
Deixe repousar uma hora.
Entretanto prepara-se o doce:
Ferva, pele, seque no forno e pique as amêndoas.
As batatas doces têm de ser lavadas e coza-as inteiras, depois tire a pele e triture-as .
Ferva três minutos o açúcar com água, retire, juntando o polme da batata e leve a ferver durante cinco minutos, em lume baixo, mexendo para não pegar.
Tire e coloque as gemas, as amêndoas, levando novamente ao lume para engrossar.
Tire e deixe arrefecer.
A massa dos pastéis é estendida. Ponha em cima montinhos de doce e cubrindo-os com massa (como nos rissóis).
Corte, frite em óleo quente, escorra e ponha açúcar e canela.

Fonte: http://natal.kazulo.pt
Foto extraída de espaçomulher.org

Bolo Rei de Chocolate! Hummmm!

Para os menos tradicionais (ou mais gulosos), eis uma variação bem gostosa!

Ingredientes para 1 bolo:50g chocolate leite + 50g chocolate negro (ou pepitas)
300g farinha
60ml leite
1 saqueta levedura seca
50g de manteiga
2 ovos
1 pitada de sal
1 colher sopa extracto de baunilha
80g de açúcar amarelo

Cobertura:
2 colheres sopa de leite
50g chocolate de leite (ou pepitas)
2 colheres sopa de água
2 colheres sopa de açúcar amarelo
açúcar em pó

Preparação:
Aqueça o leite e desfaça nele o fermento. Coloque esta mistura na cuba da máquina de pão, junte a manteiga derretida, o extracto de baunilha e os ovos batidos (que devem estar à temperatura ambiente). Acrescente depois a farinha, o açúcar, o sal e os chocolates grosseiramente picados.
Ligue a máquina e utilize o programa de amassar e levedar. Se não tiver máquina de pão misture os ingredientes à mão, deixando levedar num local abrigado. Depois de levedada, a massa deve ter duplicado de volume.
Forme uma bola e coloque-a no tabuleiro de ir ao forno previamente untado e polvilhado com farinha. Com as mãos abra um buraco no meio e forme uma coroa (Coloque um copo ou taça enfarinhado no meio para evitar que o buraco feche). Cubra com um pano e deixe levadar mais 45 minutos.
Pincele o bolo com o leite, decore com o chocolate e leve ao forno a 180ºC cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozido. Retire do forno e deixe arrefecer. Faça uma calda com a água e o açúcar amarelo e pincele o bolo com ela. Para finalizar polvilhe abundantemente com açúcar em pó.
Fonte: As Minhas Receitas

Arroz Doce

Sei que é uma sobremesa bem popular e até nem a associo ao Natal. Mas até pode ser que este ano decida experimentar este sabor nesta quadra. De qualquer forma, a inovadora forma de apresentar a receita levou-me a querer partilhar com os leitores (mesmo que a audiência seja pouca). Aqui vai!

Para uma travessa pequena
(porque a gula é um pecado!)

ponha de arroz 200 gramas
num tacho bem areado,
(o arroz carolino convém ser
para o resultado lhe vir bem a saber).
Juntar de água 400
e levar a lume brando,
mexer sempre com ciência
(é virtude a paciência!).

Quando estiver a secar,
mas sem deixar esturrar,
vá deitando com carinho,
aquecido, bem quentinho,
de leite de vaca um litro,
mas que seja bem medido.

Pouco a pouco, já o disse
e não vá fazer tolice:
deita e mexe e ao secar
mais um pouco acrescentar.


Quando metade do leite já deitou
de sal uma pitada e açúcar acrescentou.
De açúcar vai deitar
até ao peso do arroz igualar.
Já não se lembra? Veja atrás
e não seja distraído:
200gramas bem medidas.


Entretanto sempre a mexer
vai também dissolver
3 gemas de ovos fresquinhos
num pouco de leite frio.
Ao deitar do leite o fim,
junte as gemas assim
(mas fora do lume então)
depois volta para o fogão,
mas só para levantar fervura.
Vai ver que fica uma doçura!

Para terminar,
uma colher de manteiga acrescentar
e na travessa pode já deitar.
Depois, canela com geito
e que lhe faça bom proveito!
P.S. Ai Jesus, que vida a minha!

Falta o limão e a baunilha,
que deve não esquecer
na primeira vez que o leite for meter.
E está pronto, a não ser
que a receita queira duplicar ou triplicar,
mas não convém exagerar-
muita gula é pecar. Mas se for p´ra partilhar, não se ilude:
não é pecado
é virtude!

Maria Natália Pedroso de Lima
(Receita e Texto)

Fonte: Blog As minhas receitas

Gratinado de Batatas e Cenouras

Que belo acompanhamento este, como alternativa aos convencionais batatas, arroz, saladas ou legumes salteados. A receita foi recolhida de outro blog fantástico "As Minhas Receitas".



Ingredientes para 6 pessoas:
2 cenouras grandes
4 batatas grandes
200ml de natas
100ml de leite
200g de queijo ralado
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
1 folha de louro
Preparação:
Leve as natas e o leite ao lume, num tachinho, juntamente com a folha de louro e o dente de alho esmagado. Deixe começar a ferver, desligue e deixe em infusão.
Entretanto descasque as batatas e as cenouras e corte-as com a mandolina.
Num pirex coloque uma camada de queijo. Por cima do queijo disponha as rodelas de batatas, uma por uma e ligeiramente sobrepostas. Coloque depois uma camada de cenoura e tempere com um pouco de sal e pimenta e queijo ralado. Coloque novamente uma camada de batata e outras de queijo temperando com o sal e pimenta e o queijo e termine com uma ultima camada de batata e queijo. Verta depois a mistura de natas sobre as camadas de legumes e pressione de modo a que as natas de espalhem por todo o prato.
Termine com um pouco mais de queijo e leve ao forno aquecido (180ºC) durante 40 minutos ou quando espetando a ponta de uma faca nas batatas estas estejam macias.
É um óptimo acompanhamento para a carnes assadas e será perfeito, por exemplo, para uma mesa de natal ou de ano novo.


A Joana Roque (blogueira, bloguista) já publicou um livro fantástico de seu nome "Feito em Casa" e ainda tem disponibilidade e criatividade para publicar outro blog "A Economia Cá de Casa". Neste, brinda-nos com dicas fantásticas  sobre poupança familiar, conservação, decor.....

Aconselho vivamente!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Delícia

Há alguns blogues que são autênticas bíblias da culinária em Portugal e com os quais me identifico imenso. Um deles é o blog Canela Moída. Desta vez, a receita que me seduziu foi este delicioso Bolo Grego de Maçã. Ora vejam.

BOLO GREGO DE MAÇÃ

Ingredientes:
3 maçãs
1 1/2 chávena de farinha auto-levedante
2 ovos, separados
1 chávena de açúcar
3/4 chávena de manteiga
1/3 chávena de leite
1/4 chávena de açúcar amarelo
1 colher (sopa) raspas de limão
1 colher (sopa) extracto de baunilha
1 colher (chá) canela moída
uma pitada de sal


Preparação:
Descasque as maçãs, descaroce-as e fatie. Reserve numa tigela com água e sumo de limão. Peneire a farinha com o sal.
Na batedeira, bata a manteiga com 1/2 chávena de açúcar até ficar suave. Adicione as gemas uma de cada vez, alternando com uma colher de farinha para obter uma mistura cremosa.
Adicione o resto de farinha por fases, alternando com o leite. Depois adicione a baunilha e o limão.
Numa tigela bata as claras e depois envolva-as na massa com uma espátula.
Unte uma forma e coloque a massa. Arranje as fatias de maçã por cima. Derreta a restante manteiga com o açúcar amarelo, misture a canela e deite a mistura por cima das maçãs. Leve ao forno a 180ºC por cerca de 1 hora. Deixe arrefecer por algumas horas antes de servir.

PUDIM DE PÃO

Esta receita parece super fácil de fazer e de pouco risco. Confesso que adoro pudim. É, talvez, das minhas receitas favoritas. Mas tenho pavor de fazer e estragar 18 gemas (para um Pudim de Abade de Priscos).

Ingredientes:
2 fatias de pão (cerca de 300 gr)
0,5 l de leite
200 g de açúcar
4 ovos
1 colher (chá) de canela
caramelo q.b.

Preparação:
Amoleça o pão em metade do leite morno e triture com a varinha mágica. Junte o restante leite, ovos, açúcar e a canela. Bata bem.
Forre a forma com o caramelo e encha-a com o preparado. Leve a cozer em banho-maria em forno médio. Desenforme morno e decore com amêndoa laminada.


Outro dos blogs que tenho seguido, mais recentemente, chama-se Cinco Quartos de Laranja.
E foi aqui que encontrei esta tentação. Adoro o bacalhau da consoada mas gosto muito do contraste da roupa velha com as carnes assadas no forno. Aqui ficam algumas ideias para o dia de Natal.




domingo, 4 de dezembro de 2011

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pedacinhos de frango com bacon

Ingredientes

  • 400 gr de peito de frango cortado a fatias finas
  • 80 gr de bacon
  • 50 gr de avelãs torradas
  • 8 folhas de salva
  • 1 copo de vinho branco
  • 20 gr de manteiga
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • pimenta preta e sal

Preparação

1.Bata as fatias de frango entre 2 folhas de papel de ir ao forno para que fiquem mais tenras e corte-as em duas partes. Triture as avelãs com duas folhas de salva e misture com Philadelphia.
2.Distribua no centro das fatias uma colher de sopa cheia da mistura obtida anteriormente e feche-as em forma de saco. Enrole cada uma numa fatia de bacon agarrando o conjunto com um fio de cozinha.
3.Derreta a manteiga numa frigideira anti-aderente. Junte o azeite e aloure “os saquinhos” de todos os lados. Regue-os com o vinho branco. Deixe-o evaporar ligeiramente e continue a alourá-los a lume brando durante 10 minutos aproximadamente. Prove de sal e pimenta e sirva-os com ervilhas.
Informação nutricional por dose: 369 kcal
 

Porque gozamos um feriado hoje? E porque vamos deixar de o gozar...

Hoje é feriado em Portugal. Há 371 anos atrás, a 1 de Dezembro de 1640, um grupo de portugueses chamados "Os Quarenta Conjurados" conduziram o povo português numa revolta contra a tentativa de anular a independência do Reino de Portugal pela governação da Dinastia Filipina.

Nesta revolta, o povo encheu-se de autonomia e proclamou o duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV (1640-1656), dando início à quarta Dinastia – Dinastia de Bragança.


Aparentemente, o esforço do povo português é mais uma vez secundário e não merece relevo! Face á conjuntura actual (desculpa para todo o tipo de concessões), tudo aponta que se deixe de assinalar esta data já no próximo ano, graças ao bom julgamento dos nossos governantes que, se não fosse a "Restauração da Independência", não estariam hoje com este poder nas mãos....

Fonte dos factos históricos: http://pt.wikipedia.org
Fotografia extraída de http://digitalmanuscripts.wordpress.com

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Christmas Countdown


De hoje a um mês estamos no dia de Natal, do Nicolau, do menino Jesus e de todos nós: 25 de Dezembro!

Espero que esta quadra seja feliz (dentro dos possíveis, face ao cenário actual), cheia de coisas boas, de fraternidade, paz, união, amor; de casas cheias, com cheiro a canela e limão, a bacalhau e a filhozes; de árvores, muito vermelho e verde, de velas, de presentes, de fitas e papel de embrulho.

Inspirada nesta quadra, deixo aqui algumas sugestões de sites com propostas de trabalhos manuais para os mais corajosos:

http://www.marthastewart.com/275615/easy-christmas-crafts
http://crafts.kaboose.com/holidays/christmas/christmas-crafts.html
http://www.allfreecrafts.com/christmas/index.shtml
http://www.goodhousekeeping.com/holidays/christmas-ideas/christmas-holiday-crafts
http://www.hgtv.com/handmade-holidays/package/index.html
http://thepapermama.blogspot.com/2011/10/50-diy-days-of-christmas.html

Um beijinho enorme e tudo de muito bom!
Grasiela

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pauzinhos de marfim


Conto do filósofo chinês Han Fei, oito séculos antes da nossa era.

Na China antiga, um jovem príncipe resolveu mandar fazer, de um pedaço de marfim muito valioso, um par de pauzinhos. Quando isto chegou ao conhecimento do rei seu pai, que era um homem muito sensato, este foi ter com ele e explicou-lhe:
— Não deves fazer isso, porque esse luxuoso par de pauzinhos pode levar-te à perdição!
O jovem príncipe ficou confuso. Não sabia se o pai falava a sério ou se estava a brincar. Mas o pai continuou:
— Quando tiveres os teus paus de marfim, verás que não ligam com a loiça de barro que usamos à mesa. Vais precisar de copos e tigelas de jade. Ora, as tigelas de jade e os paus de marfim não admitem iguarias grosseiras. Precisarás de cauda de elefante e fígado de leopardo. E quem tiver comido cauda de elefante e fígado de leopardo não vai contentar-se com vestes de cânhamo e uma casa simples e austera.
Irás precisar de fatos de seda e palácios sumptuosos. Ora, para teres tudo isto, vais arruinar as finanças do reino e os teus desejos nunca terão fim. Depressa cairás numa vida de luxo e de despesas sem limite. A desgraça irá atingir os nossos camponeses, e o reino afundar-se-á na ruína e desolação… Porque os teus paus de marfim fazem lembrar a estreita fissura no muro de uma fortaleza, que acaba por destruir toda a construção.
O jovem príncipe esqueceu o seu capricho e mais tarde veio a ser um monarca reputado pela sua grande sensatez.

em Contadores de Histórias

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Enchiladas de galinha

Ingredientes:
  • 1 pacote de tortilhas (precisa de 8)
  • 1 pimento grande (cortado as tirinhas)
  • 1 cebola grande (cortada as tirinhas)
  • 2 dentes de alho (picadinhos)
  • 1 piripiri fresco grande (cortado fino)
  • 1 lata de feijões vermelhos
  • 1 lata de tomates picados
  • a colher de chá de cuminho em pó
  • a colher de sopa de oregãos
  • 2 médios ou 3 peitos de galinha pequenos cortados as tiras finas
  • um pacote de molho bechamel
  • 2 colheres de sopa de pasta de tomate (diluídas num pouco de agua ate formar um creme ralo)
  • 2 colheres de sopa de pasta de tomate (para adicionar aos molhos)
  • sal e pimenta preta moída a seu gosto
Preparação:

Ponha uma frigideira "wok" (uma frigideira grande também serve) ao lume e aquece nesta um pouco de azeite ate estar bem quente, nessa altura deite para la para dentro; 1/2 do pimento + 1/2 da cebola + 1/2 do piri-piri + 1/2 alho + 1/2 cuminho e o sal e pimenta a gosto. Cozinhe ate a cebola ficar doiradinha, aí adicione os oregãos e as tirinhas de galinha, continue a cozer (fritar) mexendo sempre ate a galinha estar bem selada, uma vez que isso aconteça adicione a 1/2 lata de tomate, 1/2 da pasta de tomate e os feijões vermelhos lavados e escorridos.

Deixe isto cozinhar por 7 minutos, e depois monte as enchiladas. Para fazer isso ponha uma folha de tortilha numa superfície plana a um terço da tortilha, ponha uma linha de molho (o que tem a galinha etc), em cima desta linha deite duas colheres de bechamel espalhando pela linha enrole a tortilha com cuidado para o molho não sair para fora (lembre-se de que o molho deve ficar espesso não liquido). Depois de enrolado, ponha num tabuleiro de pirex ate ter todas as 4 ou 5 tortilhas por cima do dorso de cada tortilha enrolada, deite um pouco de bechamel, depois uma linha de tomate (creme) e finalmente um pouco de queijo ralado, oregãos e um pouco de pimenta preta moída. Isto vai ao forno por 20 minutos (ate ficar dourado por cima).

Fonte: Blog Rico Café Bistro

sábado, 3 de setembro de 2011

Receitas saudáveis e gostosas é no blog "As minhas receitas"

Exemplo disso são as receitas que se seguem.

Empadão de atum e espinafres


Ingredientes para 2 pessoas:
3 batatas grandes
2 latas de atum em azeite
8 cubinhos de espinafres congelados ou equivalente frescos
1 cebola pequena
sal e pimenta q.b.
75ml de leite
2 colheres de sopa de azeite
noz moscada q.b.

Preparação:
Lave e descasque as batatas. Corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água temperada de sal.
Entretanto prepare o recheio de atum. Leve um tachinho ao lume com 1 colher de sopa de azeite e aloure a cebola previamente picada. Acrescente depois o atum escorrido e os espinafres. Tempere com um pouco de pimenta e sal e deixe cozinhar em lume brando até os espinafres estarem cozinhados e o líquido da cozedura ter quase todo evaporado.
Entretanto escorra as batatas e reduza-as a puré com a ajuda de um passe-vite ou com um esmagador de batatas manual. Acrescente a outra colher de sopa de azeite, o leite e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Misture bem e leve novamente ao lume até ferver.
Num pirex ou prato de forno coloque a mistura de atum e cubra com o puré de batata que deve ficar espesso e não muito líquido.
Leve ao forno quente (180ºC) apenas para dourar o puré e sirva de imediato com uma salada verde.


Peito de Frango com Mostarda


Ingredientes para 2 pessoas:
2 peitos de frango
sumo de 1/2 limão
2 dentes de alho picados
sal e pimenta q.b.
azeite
100ml de natas ligeiras ou de soja
1 colher de sopa de condimento de mostarda (tipo savora)
1 colher de sopa de mostarda em grão à antiga


Preparação:
Tempere os peitos de frango com sal, pimenta, os dentes de alho picados e o sumo de limão. Deixe ficar a marinar para tomarem gosto.
Leve depois uma frigideira ao lume com 1 colher de sobremesa de azeite e aloure os peitos de frango de ambos os lados e deixando-os cozinhar durante cerca de 10 minutos. Retire e reserve.
Na mesma frigideira coloque as natas e as mostardas e deixe levantar fervura para formar um molho, Rectifique de sal e acrescente os peitos de frango cortados em pedaços grandes. Deixe ferver em lume brando mais uns minutos e sirva com arroz branco.

Fonte: Blog "As Minhas Receitas"
É impressionante como o fim do Verão traz a queda da folha nas árvores e quebra as pessoas.....

Hoje com uma preguiça que nem vos conto!


domingo, 14 de agosto de 2011

Decoração que não me enche o coração

Agora que temos casa e estamos nos preparativos da mesma, tenho estado mais atenta à decoração/mobiliário que se usa em Portugal. Sempre gostei de sofisticação modernidade mas sou acima de tudo uma pessoa simples. Por isso fiquei abismada com a oferta existente.

Os estilos que se usam nas montras de mobiliário mais parecem os utilizados em móteis, de tanto cetim, veludo, penas, pêlos, cores arrojadas, cristais, metais....

Eu até gosto de ver uma peça entre outra, a dar cor e graça a uma decoração contemporânea mas mais discreta. Mas o facto é que as montras chegam a assustar-me, e o preço que cobram ainda mais, senão vejam:






A vista nos próximos (bons, muitos e felizes) anos

segunda-feira, 28 de março de 2011

Frango com Grão em molho de tomate e manjericão

Ingredientes:

400 g de grão seco
água
1 cebola
1 cravinho
sal
60 g de Vaqueiro Refogado
6 pernas de frango
sal
pimenta de moinho
± 1,5 dl de cerveja
± 280 g de molho de tomate com manjericão
folhas frescas de manjericão

Preparação

Ponha o grão de molho em água de um dia para o outro ou durante algumas horas até hidratar.
Escorra a água, coloque o grão na panela de pressão, cubra com água, junte a cebola espetada com o cravinho e tempere com sal.
Feche a panela e deixe cozer durante cerca de 50 minutos após levantar pressão. Se usar uma panela normal, demorará cerca de 1 hora e 30 minutos.
Derreta a Vaqueiro Refogado num tacho, junte as pernas de frango e deixe alourar de todos os lados sobre lume médio. Tempere com sal e pimenta moída na altura e adicione a cerveja.
Tape e deixe ferver suavemnete durante cerca de 15 minutos. Junte o molho de tomate com manjericão, o grão cozido e parte do caldo.
Rectifique os temperos se achar necessário e deixe ferver sobre lume muito brando até o frango estar tenro.
Sirva com folhas frescas de manjericão e acompanhe com rúcula

PEITOS DE FRANGO RECHEADOS COM FIAMBRE E COGUMELOS

 

Ingredientes:

3 peitos de frango

3 fatias de fiambre
10 cogumelos frescos
1 dl de azeite
250 ml de caldo de carne
1 c.(sopa) de molho inglés
1dl de vinho branco
sal ,pimenta e sumo de limão q.b.
 
Preparação:
 
Abrem-se e espalmam-se os peitos de frango, temperam-se de sal , pimenta e sumo de limão.

Sobre cada um coloca-se uma fatia de fiambre e sobre o fiambre um cogumelo laminado.

Enrolam-se e fecham-se com palitos.

Numa frigideira aquece-se o azeite e alouram-se os peitos de frango, virando para que fiquem dourados.

Rega-se com o caldo de carne e o vinho branco e deixa-se cozinhar mais uns minutos.

Em seguida juntam-se os cogumelos laminados e o molho inglês ,deixa-se apurar mais um pouco e esta pronto a servir.


Fonte: Rapa Tachos

Migas de grelos

Ingredientes:

1/e broa de milho
1 dl de caldo de galinha
grelos (uso dos congelados)
3 dentes de alho
0,5 dl de azeite
sal ,pimenta q.b.


Preparação:
 
Corta-se a broa em pedaços e amolece-se com o caldo de galinha.
Coloca-se um tacho ao lume água e sal para cozer os grelos.
De seguida , picam-se os alhos e refogam-se no azeite.
Junta-se depois a broa e mexe-se bem com a colher de pau.
Por fim juntam-se os grelos escorridos e rectificam-se os temperos.

ARROZ DE PERU NO FORNO

Ingredientes:

1 perna de peru
1 alho françes
2 cebolas
1 cenoura
água
1 cubo de caldo de galinha
50 g de bacon em tiras
1/4 de chouriço de carne
3 dl de azeite
1 medida de arroz vaporizado
 
Preparação:
 
Tira-se a pele ao peru e coloca-se numa panela com água, juntamente com o alho françes ás rodelas a cenoura aos cubos, 1 cebola cortada ao meio. Junta-se 2 litros de água, o cubo de galinha , o bacon e o chouriço sem a pele. Leva-se ao lume cerca de 45 minutos.


Leva-se ao lume a outra cebola picada com o azeite, quando começar a alourar deita-se o arroz e deixa-se fritar um pouco. Depois deita-se 2 medidas de caldo da cozedura do peru. Com um coador passa-se a restante água , para tirar o bacon e os legumes que se juntam ao arroz , menos o chouriço que se reserva.

Quando o arroz estiver cozido deita-se para um recipiente de ir ao forno. Por cima deita-se a carne do peru desfiada e o chouriço em rodelas, e leva-se ao forno para tostar.


Fonte: Blog Rapa Tachos

Arroz de Grelos

Ingredientes:

1 molho de grelos de nabo
1 cebola
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
30 g de margarina Vaqueiro
7,5 dl de água
sal
pimenta
300 g de arroz agulha

Preparação:

Escolha os grelos, lave-os e escorra. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho e leve a refogar com o azeite e a margarina Vaqueiro, num tacho.
Quando a cebola começar a ficar translúcida, introduza os grelos e deixe saltear, mexendo, durante cerca de 10 minutos.
Regue com a água a ferver e tempere com sal e pimenta. Deixe retomar fervura e introduza o arroz, previamente lavado e escorrido. Mexa com um garfo para soltar o arroz, tape o tacho e deixe cozinhar durante cerca de 13 minutos.


Fonte: Vaqueiro.pt

Arroz de Bróculos

Ingredientes

2 cebolas médias
1 chouriço de carne
40 g de margarina Vaqueiro
300 g de brócolos
7,5 dl de água
sal
pimenta
300 g de arroz

Preparação

Descasque e pique as cebolas e corte o chouriço em cubinhos. Deite num tacho e leve ao lume com a margarina Vaqueiro. Deixe alourar.
Lave muito bem os brócolos, separe em raminhos, junte à cebola e deixe estufar um pouco. Regue com a água a ferver e tempere com sal e pimenta.
Quando retomar fervura, introduza o arroz, tape o tacho e deixe cozer sobre lume brando, entre 10 a 12 minutos.

Fonte: Vaqueiro.pt

MASSA CHINESA COM MARISCOS

Ingredientes:

água
sal
massa chinesa de ovo
Vaqueiro Refogado
2 embalagens de mistura de mariscos congelados (600 a 700 g)
1 a 2 alhos franceses
molho de soja
mel


Preparação

Leve ao lume um tacho com bastante água, temperada com sal e um naco de Vaqueiro Refogado. Logo que ferva junte a massa e deixe cozer o tempo aconselhado na embalagem.

Entretanto derreta numa frigideira larga outro naco de Vaqueiro Refogado. Junte os mariscos e deixe saltear sobre lume forte.

Enquanto isso, corte o alho francês em rodelas, lave em água corrente, junte aos mariscos e salteie entre 6 a 8 minutos.

Misture 1 a 2 colheres de sopa de molho de soja com 2 a 3 colheres de sopa de mel e deite sobre os mariscos. Prove para ver como está de tempero e depois junte a massa. Deixe aquecer bem antes de servir.

Se a mistura de mariscos contiver delícias do mar, retire-as e junte-as à massa só no final, pois quando sujeitas ao calor ficam moles e perdem sabor.
Na altura de levar à mesa pode polvilhar com sementes de sésamo, que fica muito agradável.

ARROZ DO MAR, pelo blog RAPA TACHOS


Ingredientes:
1 embalagem de cocktail de marisco
8 mexilhões meia concha
2 lombos de pescada
2 dentes de alho
1 cebola
3 tomates pelados
azeite
vinho branco
pimento piquello
arroz
delicias do mar
sal , pimenta, coentros

Colocam-se os lombos de pescada a cozer, junto com o mexilhão.
Num tacho faz-se o refogado com a cebola e os alhos picados com o azeite. Quando estiver louro deita-se o tomate pelado e o vinho e deixa-se cozinhar um pouco. Com a varinha mágica tritura-se o molho e leva-se novamente ao lume.

Deita-se o cocktail de marisco e deixa-se cozinhar, depois deita-se o pimento piquello. Depois deita-se a água de cozer a pescada , tempera-se de sal e pimenta. Quando levantar fervura junta-se o arroz , uns minutos antes de retirar junta-se a pescada  lascada, deixa-se apurar.

Serve-se decorada com o mexilhão e delicias de mar, polvilhando com coentros (pessoalmente não gosto e prefiro por salsa)

Bolo de coco e limão

Esta receita (que me parece deliciosa, e hei-de ter hipótese de verificar) é de origem cabo-verdiana e foi extraída do site SapoSabores.



Ingredientes

Ovos: 8 Açúcar: 200 g
Coco ralado: 250 g
Manteiga: 100 g
Limão: 1/2 Creme:
Leite condensado: 1 lata
Leite de coco: 1 lata
Limão (casca): 1/2
 
Preparação


Bata o açúcar com a manteiga e junte os ovos, uma a um, batendo sempre. Junte o sumo de meio limão e a respectiva casca, ralada. Adicione o coco e misture bem. Coloque numa forma baixa redonda, previamente untada, e leve ao forno a 180ªC durante 4o minutos. Deixe arrefecer e desenforme. Creme: Junte o leite condensado e o leite de coco e leve ao lume a engrossar. Deite a casca de limão ralada e misture. Cubra o bolo com este creme. Polvilhe com coco ralado.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ele é que a sabe toda

"That’s the best revenge of all: happiness. Nothing drives people crazier than seeing someone have a good fucking life."


Chuck Palahniuk
Para quem quiser conhecer o autor de tão sábia e despreendida frase!
Página Oficial
Citações

Receitas com couscous

Para receitas originais e inovadores explorando o cuscus como base, podem consultar o site http://www.couscous-ferrero.com/



Foto extraída de : http://fyeahafrica.tumblr.com/

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Arroz de Frango Desfiado

Ingredientes:


1 frango
1 chouriço ou morcela
toucinho ou bacon
80g de azeite
1 cebola
3 cravinhos
pimenta em grão
1 cenoura pequena
salsa
sal q.b.
arroz agulha ou vaporizado
3 dentes de alho

Preparação:


Lave muito bem o frango e ponha-o a cozer com o toucinho e a morcela em água temperada com sal, e junte a cebola, os cravinhos, e cenoura, a pimenta em grão, a salsa e deixe cozer lentamente.

Quando o frango estiver cozido retire-o e deixe arrefecer. Retire os ossos e as peles e desfie a carne e reserve. Corte também a morcela e a cenoura em rodelas, e o toucinho em pedaços e reserve.

Coe o caldo, e ponha numa panela (retirar alguma gordura). Deite o azeite na panela e o alho picado. Leve ao lume a aquecer e junte o arroz. Mexa, e junte a água da cozedura do frango (no dobro daquantidade de arroz) e deixe levantar fervura. Quando o arroz tiver absorvido a maior parte da água, mas ainda não estiver completamente cozido, retire do lume e ponha num prato que vá ao forno. Ponha metade do arroz, no meio o frango desfiado, e cubra com o restante arroz.

Por cima decore com a morcela, o toucinho e a cenoura.

Leve ao forno até ficar sequinho e cozido.
Sirva com uma salada.

Empadão de Atum e Espinafres

Ingredientes para 2 pessoas:


3 batatas grandes
2 latas de atum em azeite
8 cubinhos de espinafres congelados ou equivalente frescos
1 cebola pequena
sal e pimenta q.b.
75ml de leite
2 colheres de sopa de azeite
noz moscada q.b.


Preparação:


Lave e descasque as batatas. Corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água temperada de sal.

Entretanto prepare o recheio de atum. Leve um tachinho ao lume com 1 colher de sopa de azeite e aloure a cebola previamente picada. Acrescente depois o atum escorrido e os espinafres. Tempere com um pouco de pimenta e sal e deixe cozinhar em lume brando até os espinafres estarem cozinhados e o líquido da cozedura ter quase todo evaporado.

Entretanto escorra as batatas e reduza-as a puré com a ajuda de um passe-vite ou com um esmagador de batatas manual. Acrescente a outra colher de sopa de azeite, o leite e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Misture bem e leve novamente ao lume até ferver.

Num pirex ou prato de forno coloque a mistura de atum e cubra com o puré de batata que deve ficar espesso e não muito líquido.

Leve ao forno quente (180ºC) apenas para dourar o puré e sirva de imediato com uma salada verde.

Arroz Malandro de Pescada, Tomate e Coentros

Ingredientes para 2 pessoas:


2 lombos de pescada
1 cenoura
pimenta em grão
2 cebola pequena
2 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 lata pequena de tomate pelado
1 raminho pequeno de coentros
1 folhinha de louro
1 medida de arroz carolino

Preparação:
Comece por preparar um caldo aromatizado para cozer o peixe. Numa panela coloque água, temperada de sal e com uns grãos de pimenta preta. Coloque 1 cebolinha pequena descascada, bem como a cenoura e 1/3 do ramo de coentros. Assim que levantar fervura coloque os lombinhos de peixe e deixe cozinhar em lume brando.

Entretanto prepare a base do arroz.

Leve um tacho ao lume com um fundo de azeite e aloure 1 cebola picada juntamente com os dentes de alho e a folha de louro. Deixe refogar ligeiramente e junte uma lata de tomate pelado, sem a calda, e com o tomate partido grosseiramente. Deixe refogar.

Tempere de sal e pimenta e perfume com os restantes coentros picados, deixando uns poucos para a decoração final.

Escorra o peixe, coando o caldo da cozedura. Acrescente 3 a 4 medidas do caldo de peixe ao refogado de tomate e deixe levantar fervura.

Acrescente depois o arroz e deixe cozinhar em lume brando até o arroz estar cozido. Junte depois o peixe grosseiramente desfiado e perfume com os restantes coentros.

Sirva de imediato.

10 Sugestões para Almoços no Escritório - by Blog "A Economia Cá de Casa"

Happy......day!

Realmente dizem e é bem certo que "nunca estamos bem com aquilo que temos".

As morenas querem ser loiras (as que querem, porque eu estou bem assim) e as loiras querem um dia experimentar ter uma farta cabeleira escura, quem tem cabelo liso quer caracóis e quem tem carapinha quer um cabelo sedoso, quem é alto sonha ser mais baixo e quem é baixote sonha crescer mais uns centímetros e a lista continua incessantemente. 

E eu não sou excepção: quando não tinha com quem passar o Dia dos Namorados (ou de s. Valentim) passava este dia sempre deprimida pois todas as amigas (e amigos) tinham programa, menos eu. Sim, é certo que podia fazer uma jantarada de solteiras mas com quem, se eu era a única?!?!?!? Mas a verdade é que, desde que namoro, tenho tentado fazer programas neste dias, mas acabo por me sentir sempre como fazendo parte de uma conspiração estranha (de amor, é certo, mas) onde todos são o centro das atenções e tens que pertencer num quadro perfeitamente combinado de sorrisos e vermelho, corações e prendas, abrir de portas às meninas e joelhos no chão e tudo isso......

Confesso que não me sinto confortável com este ritual nem com ser o centro das atenções a qualquer lado que vá só porque levo alguém pela mão. É que mesmo que vá jantar com uma amiga, encaram-te como um casal dos tempos modernos. Já para não falar na ginástica de arranjar um sítio decente onde jantar sem ter que reservar com um mês de antecedência!!!!




É por isso que sou cada vez mais adepta de dar carinho todos os dias, ou quando possível. E a festejar esta ocasião, festejo uns dias antes ou depois: muito melhor para a sanidade mental de qualquer um! Quanto ao sentimento, sim, deixem-se injectar porque esse é válido em todos os dias do ano.

Sós ou acompanhados, neste dia e nos outros, sejam simplesmente felizes! :D