Ando à procura de:

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tarte de limão com merengue


ingredientes
12 a 14 unidades.
Para a massa:
300 g de farinha
100 g de açúcar + o necessário para polvilhar a bancada
sal
1 limão (sumo e raspa)
200 g de Vaqueiro

Para o recheio:
180 g + 120 g de açúcar
30 g de Maizena
1 dl de sumo de limão
2 dl de água
50 g de Vaqueiro
3 ovos


preparação
Num robô de cozinha, misture a farinha, o açúcar, uma pitada de sal e a raspa da casca do limão. Adicione a Vaqueiro bem fria, cortada em pedaços pequenos e accione o robô na função intermitente até a mistura ficar com o aspecto de areia. Junte o sumo do limão e ponha o robô a trabalhar apenas o tempo necessário para agregar todos os ingredientes. Mude a massa para a bancada de cozinha e molde em bola.
Polvilhe a bancada de cozinha com açúcar e estenda a massa com a ajuda do rolo. Forre uma forma de tarte com cerca de 24 cm de diâmetro e deixe repousar no frigorífico entre 15 a 20 minutos.

Entretanto, ligue o forno e regule-o para os 200 °C e prepare o recheio.

Misture 180 g de açúcar com a Maizena num tacho, junte o sumo de limão e a água e mexa com uma vara de arames até diluir completamente. Leve a mistura a lume brando e deixe engrossar mexendo sempre com uma vara de arames. Junte a Vaqueiro e mexa até derreter.
Entretanto, parta os ovos, separando as gemas das claras. Desfaça as gemas com uma vara de arames.
Retire o creme do lume e adicione-o a pouco e pouco às gemas mexendo sempre. Deixe arrefecer um pouco enquanto coze a caixa de massa. Cubra a massa com folha de alumínio, por cima espalhe um punhado de feijões secos, ou coloque outra forma de tarte vazia, e leve ao forno durante cerca de 15 minutos.

Bata as claras com a batedeira até fazerem espuma, adicione os restantes 120 g de açúcar e continue a bater até obter um merengue bem espesso.

Retire os feijões e a folha de alumínio e espalhe o creme de limão sobre a caixa de massa. Por cima espalhe o merengue e leve ao forno por mais 10 minutos.
Salpique a superfície merengada com raspas da casca de limão.

Sem comentários: