Ando à procura de:

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Risoto de Abóbora e Camarão


Tipo de Culinária: Itália
Categoria: Guarnições
Subcategorias: Amidos (arroz, farinhas, tubérculos)
Rendimento: 4 porções



2 colher(es) (sopa) de cebola picada(s)
2 colher(es) (sopa) de Azeite
2 colher(es) (sopa) de vinho branco
1 xícara(s) (chá) de arroz arbório
3 xícara(s) (chá) de caldo de camarão quente
2 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa
2 colher(es) (sopa) de parmesão ralado(s)
300 gr de abóbora moranga cozida(s), sem casca(s)
200 gr de camarão cinza médio(s)
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca moída(s)
quanto baste de salsinha picada(s)




limpe os camarões e tempere com sal e pimenta a gosto. Refogue-os em uma frigideira untada com azeite até que fiquem opacos (cerca de 4 minutos) e reserve.
Em um processador, coloque a abóbora cozida, manteiga e parmesão ralado Processe até virar um purê. Corrija o sal se necessário e reserve na geladeira.
Em uma panela, refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz arbóreo e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura. Acrescente o vinho branco e refogue mais um pouco. Despeje então, 1/3 do caldo reservado, abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa. Quando estiver quase seco, acrescentar a metade do caldo restante. Mexa algumas vezes, para não pegar no fundo da panela. Quando estiver quase seco novamente, acrescente o restante do caldo e mexa um pouco mais. Quando finalmente estiver quase seco novamente, retire a panela do fogo e do calor, acrescente os camarões reservados e o purê de abóbora gelado. Mexa vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos. Polvilhe salsinha e sirva imediatamente.


ATENÇÃO: o risoto NÃO é arroz empapado. São grãos inteiros, ligados por um creme que se forma durante o cozimento e ligado com a manteiga e o queijo, 2 ingredientes necessários para a preparação da maioria dos risotos.

Matéria assinada por:
Chef Rodrigo Anunciato
Formado em gastronomia pelo Senac e Professor de Gastronomia na Universidade Católica de Santos.

Sem comentários: