Ando à procura de:

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Bolo de Jack Daniels e pedacinhos de cacau torrado

Bolo
Ingredientes:
70g farinha de amêndoa
50g farinha de trigo
1 pitada de sal
60ml whisky
200g chocolate amargo
115g manteiga sem sal
3 ovos grandes
150g açúcar
3 colheres sopa de pedacinhos de cacau torrado


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte com manteiga uma forma redonda, sem furo. Forre o fundo com papel vegetal (corte um círculo do tamanho da forma) e unte o papel também. Polvilhe com farinha e sacuda o excesso. Reserve.
Misture as farinhas e o sal. Reserve.
Ponha o whisky numa panela (sem anti-aderentes) e acenda-o com um fósforo. Deixe queimar o álcool. Quando a chama estiver a diminuir, transfira-o para um outro recipiente e deixe arrefecer. Reserve.

Misture o chocolate e a manteiga partidos em pedaços e leve a derreter em banho-maria ou no microondas. Mexa regularmente e não aqueça demasiado – a manteiga não deve começar a separar-se. Reserve.

Num recipiente grande, bata as gemas e o açúcar até obter um creme pálido. Com uma espátula de silicone, envolva a mistura de chocolate na dos ovos. Junte seguidamente a mistura das farinhas e envolva. Finalmente, acrescente o whisky já frio. Bata as claras em castelo firme. Junte-as à massa e envolva levemente, sem bater.

Ponha a massa na forma e leve a assar 28-32 minutos (o meu assou em 28). Retire então do forno e deixe arrefecer 10 minutos sobre uma grade.
Desenforme o bolo com cuidado, retire o papel e ponha-o novamente com o lado de cima para cima. Deixe arrefecer completamente.

Cobertura

Ingredientes:
80g chocolate negro
3 colheres sopa de açúcar em pó
42g manteiga sem sal, à temperatura ambiente

Preparação:
Parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria ou no microondas. Retire e com um batedor de varas, acrescente, aos poucos, o açúcar e a manteiga, alternados, de forma a obter um creme brilhante. Deixe arrefecer ligeiramente.
Quando o bolo estiver frio, cubra-o com o chocolate, deixando que se espalhe também para os lados. Sirva simples ou acompanhado de natas batidas.

1 comentário:

Ana Almeida disse...

Uau!!! Ai mana, que tentação!