Ando à procura de:

sábado, 7 de janeiro de 2012

Bolo de cenoura

BOLO

1 medida farinha de trigo
1 colher chá de fermento em pó
1 colher chá de bicarbonato
1 colher chá de canela em pó
½ colher chá de sal
1 ½ medidas de cenoura ralada (bem apertadas)
1 medida de nozes grosseiramente picadas
½ medida de coco ralado
½ medida de açúcar branco + ½ medida de açúcar amarelo
½ medida de óleo
2 ovos grandes

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma redonda (a minha não tinha furo) e polvilhe com farinha. Reserve.
Com um garfo, misture a farinha, o fermento, o bicarbonado, a canela e o sal. Numa outra vasilha, misture as cenouras raladas, as nozes e o coco.
Com a batedeira, bata bem os açúcares com o óleo, em velocidade média, até que esteja o mais liso possível. Acrescente então os ovos, um a um, e continue a bater. Reduza a velocidade para o mínimo e acrescente a mistura de farinha, mas bata só até que os ingredientes secos desapareçam. Com uma colher de pau ou um salazar, envolva então a mistura de cenoura na massa, levemente.
Leve ao forno por 40-50 minutos ou até que um palito inserido no bolo saia sem vestígios de massa crua (húmido sairá sempre e é assim que se quer este bolo). Retire do forno e deixe arrefecer 10 minutos. Desenforme então e deixe arrefecer completamente sobre uma grade.
.
CREME

180g queijo mascarpone (pode usar queijo creme)
70g manteiga sem sal, à temperatura ambiente
¼ medida de xarope de ácer (o maple syrup das panquecas) – pode substituir por mel ou por mais açúcar
½ medida de açúcar em pó

Na batedeira, bata bem o queijo com a manteiga, até que fique suave e cremoso. Acrescente o xarope de ácer aos poucos, se possível alternando com colheres do açúcar em pó (alternar líquidos e sólidos ajuda a dissolver melhor). Bata bem, até que o creme fique sedoso.
Quando o bolo estiver completamente frio, cubra-o com o creme. Polvilhe com nozes ainda mais partidas do que as do bolo e sirva a amigos gulosos.

1 comentário:

Ana Almeida disse...

Huuummmm...tem muito bom aspecto! ;-)