Ando à procura de:

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Gratinado de Batatas e Cenouras

Que belo acompanhamento este, como alternativa aos convencionais batatas, arroz, saladas ou legumes salteados. A receita foi recolhida de outro blog fantástico "As Minhas Receitas".



Ingredientes para 6 pessoas:
2 cenouras grandes
4 batatas grandes
200ml de natas
100ml de leite
200g de queijo ralado
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
1 folha de louro
Preparação:
Leve as natas e o leite ao lume, num tachinho, juntamente com a folha de louro e o dente de alho esmagado. Deixe começar a ferver, desligue e deixe em infusão.
Entretanto descasque as batatas e as cenouras e corte-as com a mandolina.
Num pirex coloque uma camada de queijo. Por cima do queijo disponha as rodelas de batatas, uma por uma e ligeiramente sobrepostas. Coloque depois uma camada de cenoura e tempere com um pouco de sal e pimenta e queijo ralado. Coloque novamente uma camada de batata e outras de queijo temperando com o sal e pimenta e o queijo e termine com uma ultima camada de batata e queijo. Verta depois a mistura de natas sobre as camadas de legumes e pressione de modo a que as natas de espalhem por todo o prato.
Termine com um pouco mais de queijo e leve ao forno aquecido (180ºC) durante 40 minutos ou quando espetando a ponta de uma faca nas batatas estas estejam macias.
É um óptimo acompanhamento para a carnes assadas e será perfeito, por exemplo, para uma mesa de natal ou de ano novo.


A Joana Roque (blogueira, bloguista) já publicou um livro fantástico de seu nome "Feito em Casa" e ainda tem disponibilidade e criatividade para publicar outro blog "A Economia Cá de Casa". Neste, brinda-nos com dicas fantásticas  sobre poupança familiar, conservação, decor.....

Aconselho vivamente!

Sem comentários: