Ando à procura de:

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Compota de Abóbora com Laranja e Especiarias

Ingredientes:
700 g de abóbora
400 g de açúcar
1 pau de canela
2 estrelas de anis
2 cravinhos
1 colher de chá de gengibre em pó
sumo de 1/2 laranja
casca de 1 laranja


Notas: Estas quantidades são adequadas para a preparação na Bimby,  poderão aumentar as quantidades caso a façam pelo método tradicional.

Método tradicional:
Limpe e arranje a abóbora . Corte em cubos. Leve ao lume uma panela com a abóbora, com o açucar, o sumo, a casca da laranja, o pau de canela, os cravinhos e o anis. Deixe cozer em lume brando, mexendo de vez em quando, e até que obtenha o ponto estrada* (+/- cerca de 1 hora).
 
Assim que obter o ponto, retire as especiarias e a casca da laranja ( costumo colocar depois, dentro dos frascos quando guardo a compota). Poderá triturar com a varinha mágica, ou se preferir encontrar os pedacinhos da abóbora, deixe assim.

Guarde dentro de frascos previamente esterilizados,  feche-os com o doce ainda quente, e coloque-os com a tampa voltada para baixo .

*Ponto estrada = Passar com a colher de pau no findo do recipiente, onde se encontra a calda ou o doce, este forma uma estrada que deixa ver o fundo ( temperatura 110ºC).
 

1 comentário:

Ana Paula disse...

Manusca, a mamã está aqui comigo a ver o teu blog e está a gostar muito. Esta receita parece ser muito boa e tu sabes como eu gosto disto (no passado tive ideia de fazer compotas para oferecer no Natal). Parece-me muito boa de facto, com anis e tudo. Bjinhos dos 3 para ti e boas postagens!