Ando à procura de:

domingo, 26 de julho de 2009

Associação Portuguesa de Fertilidade

A Associação Portuguesa de Infertilidade (API) foi legalmente constituída no dia 20 de Maio de 2006, culminando um movimento cívico e associativo em torno da infertilidade. Duas décadas após o início da procriação medicamente assistida em Portugal, período marcado pela distribuição desigual dos centros públicos, pela ausência de legislação específica, pela limitação no acesso a diversas técnicas, pela falta de informação e por um manifesto desinteresse pelas questões (psicológicas, sociais e económicas) relacionadas com a infertilidade, a API nasceu como um projecto fundamentalmente destinado a apoiar, informar e defender as pessoas inférteis.


A infertilidade é uma doença com uma prevalência que se estima atingir 15 a 20 % da população em idade reprodutiva, afectando um número crescente de pessoas no mundo contemporâneo. A escala do problema exige-nos a todos forte determinação, razão pela qual a API pretende solicitar brevemente o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social.

No imediato, a API conta com a generosidade e o voluntariado dos seus associados para avançar com um programa de acção capaz de colocar a infertilidade na agenda pública, promovendo a inclusão (legal e social) de todas as pessoas afectadas por esta doença. Neste sentido, o site da API funcionará¡ como um grande centro de informação, orientado para a comunidade e para os indivíduos, mas funcionará simultâneamente como um fórum de encontro e debate sobre todas as questões (legais, médicas e científicas) relacionadas com a infertilidade.

Quem quiser pode ajudra a APF através da bolsa de voluntários, envio de donativos e participação em parcerias e apoios.

Para mais informações, consulte http://apfertilidade.org/

(picture at www.freepicturesweb.com)

Sem comentários: