Ando à procura de:

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

HISTORIA DA LAIKA

A Laika, assim baptizada pela pessoa que a encontrou, estava na beira da mata em Maceda (Ovar). Provavelmente já várias pessoas a tinham visto, mas o mais fácil é virar a cara e fazer de conta que não se viu nada!!

Mas felizmente que nem toda a gente é assim, embora depois precisem da ajuda das associações e dos amigos dos animais.

A Associação Patinhas está a aguardar "ordem de despejo" das instalações que lhe tinham sido emprestadas e por isso tinha decidido não acolher mais nenhum animal, mas perante o estado da pata da Laika, conforme podem ver nas fotos, era impensavel não ajudar.

A Laika estava com uma patinha da frente simplesmente decepada e com os ossos do metacarpo (dedos) expostos. Segundo a veterinária a ferida tinha aspecto de já ter uns 8 dias, pelo menos!!! Já imaginaram o sofrimento desta cadela???

Isto passou-se no domingo, dia 11 Janeiro 2009 ao fim da tarde.





A Laika foi levada para o veterinário e foi-lhe feito o curativo, dado um anti-inflamatório e analgésico. Antes de ser operada era necessário avaliar o estado de saúde da Laika e a dimensão do ferimento.

Quando a pessoa que a encontrou se aproximou da Laika, ia preparado para ser mordido...... mas não! A Laika começou a lamber-lhe as mãos e a dizer com os olhos: Ajuda-me por favor!!!!!!



No veterinário portou-se lindamente, muito calma e sempre com aquele olhar de agradecimento. Não latiu, não rosnou, não tentou escapar-se.... nada! Olhava para nós com os olhos mais doces do mundo, um olho azul cor do céu e outro castanho cor de lealdade e gratidão.... estava profundamente agradecida pela já inesperada ajuda humana. Estava magra, mas com o pêlo bem tratado e limpo. Tinha a marca de ter usado uma coleira.

Na segunda feira, 12/01/2008, a Laika estava bem disposta, recebeu-me como se me conhecesse desde sempre e como se eu fosse uma boa amiga. Abanou a cauda, lambeu-me as mãos e aninhou-se a meu lado, sempre a olhar para mim! De repente levantava-se e ia para junto da veterinária, como quem diz, não posso abandonar esta a minha amiga... É uma cadela super, hiper doce e meiga. É de porte médio e deve ter um ano de vida (e que vida!).



A Laika foi operada na terça feira, dia 13/01/2009 e foi-lhe amputada a "mão" pelo pulso. Como não tinha pele suficiente para cobrir o coto, os vets tiverem de fazer um tipo de plástica. Vamos esperar que o pós operatório corra pelo melhor e que não necessite de ser sujeita a mais nenhuma intervenção.

Entretanto a Associação Patinhas fez a divulgação deste caso dramático, com o objectivo de obter ajuda financeira para pagar a cirurgia, bem como para arranjar um dono especial para a Laika, tão especial quanto ela. E o milagre aconteceu!!!!! Na terça feira, dia 14/01/2008, a história da Laika sensibilizou um senhor de Lisboa, que tem mais cães e gatos, e este prontificou-se a ficar com ela. Trata-se de um senhor com óptimas referências, muito dedicado à causa animal.

A Laika, que se vai chamar YARA, vai para Lisboa logo que tenha alta da clinica veterinária que a operou.

A Associação Patinhas precisa muito de ajuda para pagar todas as despesas da cirurgia e medicação da Laika / Yara. A clinica veterinária oferece o internamento e os tratamentos.

Se puder ajudar financeiramente, pode transferir o seu donativo para o NIB 0033 0000 45330 719680 05 (Millennium BCP).

A LAIKA / YARA CONTA CONSIGO! A ASSOCIAÇÃO PATINHAS TAMBÉM!

Obrigada!

Sem comentários: