Ando à procura de:

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ervilhas com bacon e cogumelos e ovo escalfado

Ingredientes: 4 pessoas
1 kg de ervilhas frescas, descascadas (usei frescas mas pode usar congeladas)
200 g cogumelos ostra, cortados em fatias
50 g de bacon cortado em tiras
1 lata de tomate em pedaços
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de azeite
1 raminho de salsa
1 folha de louro
4 ovos
Sal a gosto
Pimenta preta a gosto

Preparação:
Aqueça o azeite num tacho grande e aloure o bacon com os cogumelos. Assim que parte da gordura do bacon tenha derretido, retire-o e aos cogumelos do tacho e junte à gordura a cebola, o louro, a salsa e o alho, deixe refogar até começar a alourar.

Junte o tomate, novamente o bacon e os cogumelos e 2 dl de água, deixe levantar fervura e tempere com sal e pimenta a gosto. Cozinhe 15 minutos com o tacho tapado. Junte por fim as ervilhas e cozinhe por mais 3 minutos que é o suficiente para que elas fiquem tenras e verdes. É claro que podem deixá-las cozinhar um pouco mais se assim o preferirem. Basta vigiar até ficarem no ponto de acordo com o gosto de cada um.

Agora os ovos.
Leve ao lume uma caçarola alta e larga ( para que os ovos tenham espaço suficiente) com água sem sal e assim que levantar fervura, baixe o lume para o mínimo.
Parta 1 ovo de cada vez para uma tacinha e depois verta-o na água ao lume (eu escalfo 2 de cada vez porque para mim é mais fácil). A clara vai espalhar-se o que é normal. Com uma colher, puxe a clara para cima da gema e deixe na água por 2 minutos se gostar da gema líquida e até 5 minutos se preferir a gema mais firme. Retire da água e coloque num prato aquecido. Se gostar dos ovos bem escalfados, pode juntá-los diretamente às ervilhas, para isso, faça 4 cavidades nas ervilhas e parta 1 ovo para dentro de cada uma. Deixe cozinhar mais 5 minutos.
Sirva as ervilhas a gosto com os ovos a acompanhar.

Nota: Se usar ervilhas congeladas, o tempo de cozedura deve ser um pouco mais longo.
Dica: Sempre que fico com sobras deste prato, uso-as como calda para arroz. É só juntar um pouco mais de água, retificar os temperos e juntar o arroz. Fica realmente bom!
Fonte: http://pratos-e-travessas.blogspot.pt/

Sem comentários: