Ando à procura de:

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Olhem tão fofos os "meus" gatinhos

Finalmente armei-me em aventureira....

...e decidi-me a cozinhar 鮨, 鮓, ou em português, sushi.

Tudo começou no início deste ano quando, num jantar de amigos, me levaram ao Gósho. Este restaurante, localizado no Hotel Porto Palácio, apresenta uma mistura da cozinha tradicional e contemporânea japonesa com toques de fusão e um ambiente deliciosamente cosmopolita.

Deixámos o nosso menú à consideração do chefe que nos encheu as medidas. Eu fiquei inclusive fã! Confesso que não registei os nomes de tudo o que comemos mas entre os pratos estavam certamente:

Futomaki








(foto retirada de www.sushifan.com)

Nigiri










(foto retirada de www.dddseafoods.co.uk)

Uramaki ou Californian Role










(foto retirada de www.redthaisushi.com)

Tempura












(foto retirada de www.geocities.com)

Sashimi













(foto retirada de www.toanthai.com)

Como já disse, armada em aventureira, comprei o livro Sushi, de Kimiko Barber e Hiroki Takemura, da editora Civilização e arregacei as mangas. Decidi-me então a fazer Sushid e gambas e nori (sushi prensado), Uramaki e Temari.

Confesso que depois de fazer, estava tão confusa com os sabores que tudo me soube a exagero (as quantidades, os sabores...) mas diz quem provou que estava bom. Mas não desisti de tentar mais uma vez, no futuro, desta vez com mais moderação no vinagre de arroz (ao preparar o arroz) e o wasabi (tempero em pasta da família do rábano mas extremamente picante).


De qualquer forma, deixo aqui o registo possível desta experiência culinária.




Para os que ficaram fãs, aqui fica um blog sobre o assunto ;)